domingo, janeiro 18, 2009

#2

Still life after all these years



Este desenho é de 1981. E foi uma encomenda.
Pinto há uns aninhos. Mas o desenho, pelo contrário, acompanhou-me desde criança.
Em 1981, já não era criança, já estava crescida. E desenhava tudo o que me aparecia à frente, como se fizesse um catálogo desenhado do meu mundo.
E ganhava dinheirinho com as encomendas, sobretudo retratos. E desta parte já não gostava tanto. Com o tempo, pus em causa todo o desenho que fazia e, a pouco e pouco, fui espaçando estes trabalhos até que, quando entrei na faculdade, em História, já quase não desenhava.
Há uns anos atrás, comecei a pintar.
Hoje em dia já não tenho tantos preconceitos como antigamente. Um retrato ou uma natureza morta fazem tanto sentido nesse "catálogo" desenhado do meu mundo como uma paisagem urbana, à qual invariavelmente retorno. Pelo menos, até agora.


Ao reencontrar este desenho, dei conta de certas características que se mantiveram: a recorrência na composição do 1/3, a cor da grafite que gosto tanto e que me marcou na contenção das cores que uso na pintura e na também recorrência do cinzento.

___

3 comentários:

...uma viajante, disse...

Muito bonito!!!

Luísa R. disse...

Obrigada, Rita, és uma querida!
Vai ver o post anterior, o #1. Gostei muito do trabalho do Alyne.

Para a próxima, tens de participar também. Postas o trabalho no teu blog e trocamos links. Queres?

cristina disse...

Sorry, Luizinha, aqui te deixámos só. Vou tentar pôr uma coisa agora, mas como é um pps, palpita-me que me vai dar alguma luta.
Adoro o título, enquadra muito bem o desenho e o texto.
Obrigada por teres tentado manter o blog à tona, já que eu e o Pedro nos temos baldado indecentemente.
Obrigada também por teres feito convites e por criares este cruzamento cibernético!