domingo, maio 17, 2009

#3 déjà vu


acrilico s/ papel, 25x18 cm

Deixo aqui tb outra tentativa sobre o tema, baseada numa ideia de Jose Ballester (http://www.distrito4.com/biografia.asp?Galeria=&Id=1#), mas que precisa de ser mais trabalhada. Acho que a ocultação das figuras deverá ter mais impacto em telas muito conhecidas. O desafio nesses casos é a construção nos vazios entretanto formados, que são demasiado grandes ... de qualquer forma é outra boa maneira de estudar os clássicos ;o)

7 comentários:

Alyne disse...

Uma interessante abordagem. O vazio deixado, neste caso, é também a ausência do olhar? A figura não ocultava o nosso?
Depois, o (pre)enchido não enriquece.

pedro disse...

Foi o que tb achei, empobrece. Para além disso é qse topete "emendar" os grandes mestres ;o)

a ideia é mais provocar a dúvida "isto parece mesmo aquele quadro xpto...", numa tangente quase racionalizada e calculista de déjà vu. Acho que só resulta com telas muito populares, como fez o Ballester com a do Bosch.

Luísa R. disse...

É impressão minha ou juntaste mais um barco?
Com o apagamento das figuras, somos nós os personagens que contemplam a natureza :o)
Gosto muito do C.D. Friedrich! Boa escolha.
(Concordo que o preenchido não enriquece. Especialmente, quando tiras o personagem da direita, fica ali uma "bolsa" esquisita)

Quanto à tua pintura, fico sempre curiosa. Há uns personagens que parecem os Dupond e Dupont. Outra, lembra a Miss Marple.
Quase diria que há um cogumelo gigante e duas pedras punks a pescar. Quase. Mas não digo.
Ao longe, um castelo numa ilha?
:o)

Alyne disse...

Também achei que o barco não estava lá, mas não confirmei.
Quanto a tua pintura: Será a ilha dos mortos do A.Böcklin?
:):)
Tenho quase a certeza a tela ao contrário ser do Magritte.
Aqui, o déjà-vu será exclusivo das personagens?

pedro disse...

juntei mais um barquinho, sim ;o)

qto à pintura ... a ilha dos mortos, fui revê-la agora e é inspiradora.

Mas era mais simples: é a contracapa de qq um dos livros do tintin ... como a sei qse de cor, julguei que pudesse funcionar com algum de vcs.

Anónimo disse...

CLARO. o teu quadro ao contrário.
Claro. já percebi !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aquilo é uma tela com pernas para se ver bem, o que se vê está em foco em... evidência, é importante, é disso q se trata, está em foco, grande e com pernas, é uma tela gigante tipo cinema e porquê ao contrário? porque não é para ser visto não se está a ver de facto porque é apenas um dejá vue. Não é a realidade a ser observada. Eu sabia que me dizia algo, só agora percebi porquê. Fantástico!

cristina disse...

Não é um déja-vue, são uma data deles, até o cogumelo da Estrela Maravilhosa está lá atrás. Não tenho capacidade para identificar todos, mas este cenário nebuloso e a confusão de referências faz-nos entrar em vertigem. Obrigada por me teres feito perder o pé, a sensação é muito boa.