sexta-feira, maio 02, 2008

5ª bienal de berlim


The Naked City, do Pedro Barateiro, no espaço exterior da Neue Nationalgalerie. Provavelmente vou dizer asneira, vocês sabem que não sou de fiar no que toca a geografia, mas arrisco: a sua contribuição para a bienal consistiu na recriação de 2 estranhas paragens de autocarro que encontrou na suas viagens; uma algures na Rússia e outra no Brasil. Não sei se as paragens estão nos antípodas uma da outra ou se são equidistantes de Berlim, mas há uma relação deste tipo. A 2ª paragem, também feita de aglomerado mas parecendo betão como as originais, encontra-se no Skulpturenpark. Durante a inauguração, as peças foram utilizadas como meeting point para o shuttle que ligava essas duas áreas de mostra.

Este é o aspecto da peça de Paola Pivi (If you like it, thank you. If you don't like it, I am sorry. Enjoy anyway, 2007), logo à entrada da Neue Nationalgalerie; as bandeiras penduradas lá fora são do Daniel Knorr (que já conhecem dos caldos) e representam as cores do poder. São cores relacionadas com associações de estudantes que formam novas combinações. Agora a sério, o Knorr é um artista romeno que representou o seu país, salvo erro, na penúltima bienal de Veneza.

1 comentário:

Luísa R. disse...

Gostei muito do título da peça da Paola Pivi - "If you like it, thank you. If you don't like it, I am sorry. Enjoy anyway"

:O)


-------
Uma coisa que não tem nada a ver com a bienal, mas que me lembrei ao ver a recriação da paragem de autocarro:
As estações do Metropolitano estão todas bonitas com obras dos nossos artistas plásticos.
Gostava de ver as paragens dos autocarros também ligadas às artes.
Mas isto sou eu a divagar.