sexta-feira, maio 02, 2008

Melvin Moti


Esta fotografia miserável não faz justiça ao melhor trabalho - para mim, claro - exposto neste espaço. O trabalho chama-se genericamente E.S.P. (Extra Sensory Perception), é composto por 3 peças e tem a ver com a suspensão do tempo ou interrupção da sua linearidade. O frasco - In the face of forever, we're just getting started - tem dentro uma bola de sabão que o autor afirma ser eterna (terá a ver com as condições de pressão interiores e exteriores e com a pureza do ar dentro do frasco, penso eu.
A fotografia atrás - E.P.S. (K.O. Mortel) - é um momento decisivo na vida do boxeur Sugar Ray Robinson. A história é mais ou menos esta: na véspera de um combate, ele tem um sonho muito vívido em que mata o seu oponente. Tenta por todas as formas cancelar o combate mas não consegue e o seu pesadelo concretiza-se. O adversário entra em coma no ringue e morrerá uns dias depois no hospital. Nessa altura, ele contacta todos os jornalistas que estavam presentes para examinar as fotografias e guarda-as. Esta fotografia é uma delas, em que o adversário está em queda, mas pela expressão do Sugar Ray, percebe-se que ele sabe que esse é o momento em que a sua premonição se torna realidade.
Por trás, passa um video em écran grande (imaginem um zoom a uma bola de sabão a formar-se em slow motion num ambiente escuro e todos os pontos de luz são captados por ela, numa dança hipnotizante). Em voz off, um relato na primeira pessoa. O texto foi adaptado por Moti, de um livro escrito em 1927 (An Experiment with Time) por John William Dunne (1875-1949) um oficial inglês, engenheiro aeronáutico, que, aos 18 anos, descobre que tem dons premonitórios, através de fragmentos do futuro que vai recebendo nos seus sonhos.

1 comentário:

dismore disse...

Obrigada por partilhares, que interessante trabalho este deve ser realmente.